18 setembro, 2011

Siem Reap e os templos de Angkor, no Cambodia

O incrível templo Bayon e suas faces

Tha Phrom


Banteay Srei



A cidade de Siem Reap é pequena, charmosa, gostosa e serve de base para visitar o Parque Arqueológico de Angkor, um impressionante complexo com vários templos milenares. A 7 km de distância de Angkor, Siem Reap é uma cidade super preparada para o turismo, ou seja foi transformada pelo e para o turismo, então não espere conhecer aqui, o verdadeiro Cambodia, o objetivo aqui é conhecer Angkor.

Os Templos de Angkor...
O complexo de Angkor foi erguido entre os séculos 9 e 13, quando a cidade era a capital do império Khmer. No século 15, quando a capital se mudou para Phnom Penh e a região ficou abandonada. Hoje os templos estão no meio de um grande parque, cercado de muito verde. É impressionante pela concentração e quantidade de templos milenares juntos, é grandioso! Nunca vimos nada igual! Imperdível!

Como ir até eles...
Não precisa se preocupar com isso, a oferta de tuk tuks é enorme, basta colocar o pé fora do hotel e lá estará um esperando por você. Também dá para ir de táxi, van ou bicicleta. Se preferir, solicite o transporte no hotel.
Nós fizemos tudo de tuk tuk, até os templos mais distantes, foi ótimo, uma delícia! Recomendamos! Mas deixe muito claro e combinado com o motorista, onde você quer ir, quais templos em que quer parar, o que você quer ver e se não quiser ir em lojas, combine também. Ás vezes te levam em lojas onde ganham comissões. 
Não precisa contratar passeios antes de vir, é muito fácil visitar os templos e aqui é lotado de ofertas de transportes, guias e tudo que você precisa. Aqui é muito fácil fazer turismo, está tudo pronto, arrumadinho. É facinho, facinho! 
Não é necessário contratar guia para conhecer os templos, basta ter um bom livro/guia e pegar um tuk tuk. é simples assim e tudo acontece perfeitamente. Mais do que isso, só vai depender dos seus desejos. 

*A Dri Setti, do Achados, tem um post, sobre todos os meios de transportes para visitar Angkor, com suas vantagens e desvantagens.

Os nossos templos que mais gostamos
- Tha Phrom, é a imagem mais conhecida do complexo de Angkor, são as arvores engolindo os templos, foi ali que foi filmado várias cenas do filme Tomb Raider.
- Bayon, fica no complexo de Angkor Thom, o templo é lindo tem quatro faces esculpidas nas torres
- Banteay Srei, é também conhecido como “cidade das mulheres” é longe, está a 37 km de distância, mas vale muito ir. É diferente dos outros, na cor e na conservação, é quase tudo original com pouquíssima restauranção. E também o mais rico em detalhes comparada com os outros.
- Angkor Wat, é bonito pelo seu tamanho, é enorme.

Quando custa para visitar o complexo e o transporte

O Ticket...
O ticket que dá direito a entrar em todos os templos de Angkor, custa: U$20 para 1 dia, U$40 para 3 dias e U$60 para 7 dias.
A bilheteria abre das 4h30 as 17h30.
Ticket comprado depois das 16h45 vale também para o outro dia.
Importante:
Leve uma foto 3X4, se você for comprar o ticket para 3 dias ou 1 semana, é obrigatório para colar no ticket. Para ticket de 1 dia, não precisa levar foto, eles tiram a foto digital na hora e de graça para colocar no ticket. Site: www.autoriteapsara.org

Vista panorâmica, a partir do balão...
Custa U$15 por 1 hora. Mas ele não sobrevoa, fica amarrado e só vale para ter um vista área.

O transporte para ir...
- De tuk tuk: Cobram U$12 por dia, para ir aos templos mais próximos, que eles chamam de “Small Tour”. E U$18 por dia, para ir aos mais distantes, o “Big Tour”.
Veja nesse mapa como é o complexo de Angkor. 
*Na linha vermelha está o small tour, dos templos mais pertos e a linha verde + vermelha, é o big tour, incluindo também os templos mais distantes.
- Táxi: Carro com a/c e motorista por 1 dia, custa U$45.

Se você quiser contratar um guia ...
A Mirella, do Mikix indica o Sim, guia que ela contratou e recomenda veja aqui. A Lu Malheiros, do Dividindo a bagagem, também contratou o Sim, o mesmo guia da Mirella e escreveu sobre a experiência dela aqui. A Carina do @senzatia, também teve a sua experiência com o Sim.

O tour que fizemos
Contratamos um tuk tuk, compramos o ticket de 1 dia e visitamos o “Small Tour” completo e acrescentamos o templo Banteay Srei (cidade das mulheres), que é longe e ainda na volta conhecemos o museu das minas terrestres. O tuk tuk custou U$20.
Para nós 1 dia de visita aos templos, foi o suficiente, mas depende do interesse de cada um. 

O nosso motorista de tuk tuk...
Foi ótimo, honestíssimo, super atencioso e discreto, explicava várias coisas pelo caminho, super recomendamos. O nome dele é Nam Khom - Tel:017761258 / 0975343199

Hotel
Prefira se hospedar na região do Night Market e da Pub Street, no centro de Siem Reap, pois o que tem para fazer a noite está concentrado ali. A noite o melhor é estar no centro.  
Não fique próximo ao aeroporto ou a estrada para Angkor, não há nenhum atrativo por ali, você estará longe e terá que pegar tuk tuk para ir ao centro.

Aqui vão boas sugestões, todos no centro na cidade e muito bem localizados:
Se hospedando por U$10
- Sun Sengky (15, Sivatha Street, tel. 855/6396-4034), básica, muito confortável e limpa. Double room, com banheiro privado, água quente, ventilador, Wi-Fi no quarto, pela bagatela de U$10. Quartos com ventilador e água fria, custam U$8 e quartos com água quente e A/C, custam U$15. Não tem piscina e não tem café da manhã. Ficamos aqui e recomendamos!

Se hospedando por U$20
- The Villa Siem Reap, é muito confortável, bonito e super charmoso. Não tem piscina. Uma excelente opção e continua barato.
The Siem Reap Hostel, tem piscina e é muito confortável. 

Pagando mais e dormindo com charme
Hotel La Paix, é lindo e com diárias a partir de U$225 com taxas inclusas. Tem que reservar com antecedência, ele é bem concorrido.
- Bopha Angkor diárias a partir de U$50, com café da manhã incluso. Entre 1 de Abril e 31 de Outubro, eles uma promocão de “Stay 3 nights Pay 2 Nights”.
- Frangipani Hotel, diárias a partir de U$40 com café da manhã incluso.

Dicas
- Vale ler sempre os reviews dos hotéis no Trip Advisor, ajuda muito.
Para fugir dos milhares de tuk tuk que querem levar comissão do seu hotel, o melhor e dizer que já tem reserva e já pagou.


Comer
No centro de Siem Reap e mais especificamente na região da Pub Street, tem muitas opções de bares e restaurantes, com Wi-Fi gratuito. Mas aqui vão algumas dicas:
- O restaurante Cambodian BBQ, na Pub Street, o churrasco cambojano, que você mesmo cozinha, no vapor, as carnes mais exóticas do mundo e também as comuns, como boi e frango. Uma delicia!
- Café de la paix, ao lado do Hotel La Paix, tem ótimas saladas, comidinhas e é uma graça.
- O Blue Pumpkin, uma deli de dono Francês, que tem pães, quiches, mas também serve refeições e tem Wi-Fi gratuito.
- Não deixe de experimentar a cerveja local, a “Angkor”.

Compras
Tudo se concentra no centro na cidade...
- Night market, é uma das atrações a noite por aqui. Como em todos os mercados do Sudeste Asiático, tem muita roupa e acessórios. Destaque para as lindas carteiras de seda, que você só encontrará no Cambodia. 
- Old market, é no centro da cidade, ali vende de tudo para locais e turistas, de roupas e sapatos, a peixes, verduras e galinhas vivas para serem mortas na hora que o cliente comprar. É legal ver a mistura de locais com turistas.
- As ruas do centrinho, também são cheias de lojinhas, com artigos de decoração, por sinal tem estatuas de budas super lindas, de muito bom gosto, que depois não vimos em nenhum outro lugar!
*Nos mercados, sempre negocie os preços, sempre pedem o dobro do valor que realmente custa. Achamos as coisas aqui no Cambodia, mais barato que em Bangkok.

Quando vir
Novembro a Fevereiro, é a melhor época para vir, quando faz menos calor e não chove.
Fevereiro a Junho, são os meses mais quentes e o tempo é seco.
Julho, Agosto, Setembro e Outubro, são meses de muita chuva, é baixa temporada, tem menos turistas e os hotéis são mais barato. Nós fomos no começo de Setembro, estava muito tranquilo, tempo mais fresco, sem poeira, menos turistas, os hotéis estavam baratos, chovia só na parte da tarde, depois das 16h00 e não atrapalhou em nada nossos passeios. Mas tiveram as desvantagens: não vimos nem o nascer e nem o pôr do sol, porque o tempo era nublado e o pior, quando chovia era muito e o rio Siem Reap River, que fica no meio do centro da cidade e na frente de vários hotéis legais, transbordou e alagou toda cidade que ficou um verdadeiro rio, não conseguíamos sair do hotel se não fosse de tuk tuk ou com água até perto do joelho, e dizeram que ia ficar daquele jeito por uns 10 dias. Então, mesmo com todas as vantagens que essa época oferece, a questão do alagamento nos assustou e não recomendamos! 

*Evite vir Sexta, Sábado e Domingo, que é quando os turistas asiáticos invadem a cidade, mas se não tiver jeito, tudo bem. Nós viemos no final de semana, não foi nada que atrapalhou, mas fica muito cheio, e ainda era na baixa temporada. Mas evite de verdade, os feriados chineses

Quantos dias ficar aqui
- 1 dia inteiro é corrido, mas é possível conhecer a maioria dos templos, caso você não tenha muito tempo...
- 2 dias são suficientes: um dia para ir aos templos e outro para descansar um pouco na cidade que é gostosa.
- 3 dias é uma boa opção para fazer tudo com mais calma: um dia ir aos templos mais distantes, outro para ir aos templos menores e mais próximos e outro dia para ficar à toa na cidade.
Mas tudo depende do seu interesse, para quem ama arqueologia, pode ficar lá uma semana. 

Dicas
- O melhor é ir bem cedo para Angkor. Das 11h00 às 15h00, o calor é terrível.
- Comece pelos mais distantes, deixando os mais famosos por último.
- Quando visitar os templos, vá de tennis, leve um chapéu, protetor solar e água.
- Lavar roupa aqui é barato, custa cerca de U$2 o Kilo.
- Não esqueça de levar um bom repelente, o Cambodia tem focos de malária.
- Ir bermudas e regatas não tem problemas para entrar nos templos. Mas com shorts muito curtos, não deixam entrar em Angkor Wat.
- Veja o nascer do sol em Angkor Wat, dizem que é lindo e mais tranquilo do que o pôr do sol. O Angkor Wat abre às 4h30.
- Tudo aqui é pago em dólar, no supermercado, restaurantes, hotéis, tuk tuk... até nos caixas ATM o saque é em dolar. Não é preciso ter a moeda local, o riel. Ás vezes dão o troco em riel. O rate é: 4000 riel = 1 dolar. 
- A noite o que tem para fazer é passear pelo night market, escolher um restaurante ou café na região da Pub Street ou nos charmosos hotéis, ir as lojinhas de artesanato local e aproveitar para descansar.

De onde viemos e para onde vamos
Viemos de Bangkok, foram 6 horas de viagem de ônibus, foi tranquilo e faríamos novamente. O transporte nos custou U$20. Leia Aqui.
Daqui vamos para Phnom Penh, a capital do Cambodia, de ônibus, são 6 horas de viagem e a passagem custa U$6.

Links
Canby Publications, vale dar uma olhada tem muitas informações.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...