15 outubro, 2011

Bac Ha, com seu original e super empolgante mercado de Domingo, no Vietnã


Incensos caseiros
A etnia que mais se destaca é a colorida Flower Hmong, mas existem na região, pelo menos de 10 diferentes grupos de Minoria Étnicas
Não precisa reserva, é só chegar e pedir um prato de miudo de cavalo!!! Dá para encarar?
Comprando ou vendendo o seu galo...
Aproveitando para cuidar do visual...
 Porcos e pintinhos à venda... 
e toda a logística, não poderia ser diferente, é feita a la Vietnã, de moto!!



Bac Ha é uma pequena cidade, com 70 mil habitantes, nas montanhas do norte do Vietnã, perto de Sapa e da fronteira com o Sul da China.
A cidade  não tem nada demais e nem precisaria ter mesmo, já que tem uma super atração que vale por tudo! Acontece aqui, todos os Domingos, o grande e movimentadíssimo mercado de rua, onde as várias minorias étnicas que vivem na região, deixam os seus vilarejos e vêm para a cidade comprar e vender mercadorias.
O melhor dessa experiência é ver a dinâmica de cada um vendendo o produto que tem e já aproveitando também para fazer tudo que precisa na cidade, compras, cortar o cabelo... e tudo ali, no mercado de rua!
Nós estivemos lá para ver e viver tudo isso com nossos próprios olhos!!! É um verdadeiro show, diferente de tudo que já vimos em nossas vidas, foi demais!!! Programe-se para estar aqui no Domingo, vale muito todo o esforço, recomendamos fortemente!

Dormir
A cidade é pequena e na rua principal, onde a van para, você já encontrará várias opções de hotéis e guest houses. Não precisa reservar, você conseguirá preços melhores lá na hora.
Nós ficamos no Sunday Hotel, é na rua da feira, tem um quarto confortável, novo, com Wi-Fi no quarto e custou U$8 depois de barganharmos.

Como chegamos aqui
Viemos de Hanoi para Lao Cai de trem, chegamos às 5h30 da madrugada, foram 9 horas de viagem. Chegando em Lao Cai, pegamos uma van rumo à Bac Ha (no estacionamento da estação de trem tem muitas ofertas de vans e táxis), de Lao Cai para Bac Ha são 65 km e 1h30 de viagem. Chegando em Bac Ha, encontramos o hotel e mesmo cansados, fomos direto para o mercado.
Dicas
- Tem também ônibus que partem de Hanoi para Lao Cai, a viagem no trem é um pouco mais confortável e segura.
- Dá para visitar Bac Ha com uma excursão turística, partindo de Hanoi ou Sapa. Mas é muito mais enriquecedor ir por conta própria. E é fácil, deve-se ir de ônibus ou trem de Hanoi até Lao Cai e lá pegar uma van para Bac Ha.
- Também é possível ir a Bac Ha partindo de Sapa, por sua conta ou com tours que as agências de Sapa vendem.

Como seguimos de Bac Ha para Sapa
Na manhã seguinte, logo cedo, já deixamos Bac Ha. Pegamos a van de volta para Lao Cai, paramos na estação de trem, fomos para a rua principal na frente da estação, sentido para Sapa, fizemos sinal para a primeira van que passou e pronto... já estávamos nós a caminho de Sapa, mais 1 hora de viagem...

Os preços dos transportes
Trem de Hanói para Lao Cai em Hard Sleeper (cabine com 6 camas), comprado em agência = U$18
Van de Lao Cai para Bac Ha = U$5 
Táxi de Lao Cai para Bac Ha = U$30
Van de Bac Ha para Lao Cai = U$4
Van de Lao Cai para Sapa = U$4
Trem de Lao Cai para Hanoi em Soft Sleeper (cabine com 4 camas), comprado direto na estação = U$18

Outras dicas
- A feira começa bem cedo de madrugada e acaba por volta das 14h00.
- Lao Cai, não tem nada pra ver, só serve como ponto de partida para Sapa e Bac Ha, no norte do Vietnã.
- Além do mercado de Domingo, não tem nada para ver em Bac Ha, então mesmo sendo cansativo o melhor é se programar para estar lá justamente no Domingo de manhã e no outro dia cedo ir embora.


Siga @viagemafora no Twitter



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...