18 outubro, 2011

Sapa e os seus belíssimos terraços de arroz, no Vietnã

Mulher batendo o cacho, para soltar o arroz.
Uma das únicas casas que tem televisão e se torna a diversão das crianças.
O centro da cidade é cheio de mulheres das tribos locais, loucas para vender seus artesanatos… Às vezes cansam um pouco pela insistência , mas por outro lado, ignorá-las faz sua estadia em Sapa perder um pouco o sentido.


Sapa é uma pequena cidade com menos de 40 mil habitantes, no norte do Vietnã, é rodeada pela cadeia de montanhas Hoang Liene, está 1600 metros de altitude, é fresco no verão e frio no inverno. E em 1922, os franceses construíram ali, uma estação de inverno. Mas o que encanta mesmo em Sapa, é o que acontece ao redor, os impressionantes terraços de arroz e os vilarejos onde vivem várias minorias étnicas vietnamitas.
É um dos lugares mais fascinantes que tivemos no Vietnã e com os terraços de arroz mais lindos que já vimos em nossas vidas, amamos! Imbatível!
Mais um destino imperdível no Vietnã!!

Como ir aos vilarejos e terraços de arroz...
Sapa é um ótimo ponto de partida para trekkings, passando por cachoeiras, terraços de arroz e vilarejos de minorias étnicas. Mas para quem quiser fazer tudo de uma maneira mais fácil, é possível alugar uma scooter por U$6 por dia. Nós alugamos uma por 2 dias. É bem fácil chegar nos principais pontos turísticos.

Recomendamos...
- Cat Cat Village, está à 3km de Sapa. Muitas pessoas vão caminhando, não é  difícil. Na saída de Sapa, tem uma guarita, onde cobram uma taxa de U$1,50 para poder visitar o vilarejo. 
- Sin Chai Village, fica logo depois da Cat Cat Village. Cobram U$1 para entrar na vila e recomendamos ir de scooter, é um pouco mais longe.
- Caminho em direção para Ta Van Village também é lindo, no caminho além dos arrozais, tem várias cachoeiras. O caminho é fácil, basta seguir a rua principal, onde fica os restaurantes em direção ao Hotel Bamboo e seguir reto. O melhor horário para ir para esse lado é entre as 11h00 e 14h00, quando tem menos neblina. Cobram U$2 de pedágio para andar na estrada que vai para várias vilas ali.
- No caminho entre Sapa e Lao Cai, tem também maravilhosas vistas dos arrozais. Mas a estrada tem um tráfego muito intenso.
- Quando for a Cat Cat Village não deixe de observar a montanha Fansipan, com seus quase 3.200 metros, é o pico mais alto do Vietnã.
- Ban Ho Village, vale muito pela cachoeira e pelo contato com os locais.

Dicas
- Passe no Tourist Information, na frente da praça principal, a praça da igreja e pegue um mapa. Na guarita de entrada para a Cat Cat Village também tem um mapa legal, é só pedir!
- Nos caminhos que saem de Sapa em direção aos vilarejos, vale fazer várias paradas para deslumbrar o visual. Os caminhos nos impressionaram mais que os próprios destinos.
- Na direção para Ta Van Village, os vales são muito maiores, é possível avistar vários vilarejos espalhados pelas montanhas e se vê um cenário mais amplo.
- Na direção para Cat Cat Village, os vales são menores, as vilas estão mais próximas da estrada e é possível ver mais de perto os arrozais e os moradores.
- Recomendamos ter a experiência dos dois caminhos, são distintos, mas ambos nos deixaram boquiabertos com tanta beleza.

No centro de Sapa...
- Uma subida até a torre da rádio pode render uma vista maravilhosa.
- Sapa Market, fica em uma ruela no centro da cidade. Vale dar uma passada por lá.

- A rua principal é cheia de restaurantes.

Não deixe de fazer...
- Massagens, custam U$5 por 45 minutos de massagem nos pés.

Dormir
Há várias opções de hotéis e guesthouses pela cidade, é muito fácil encontrar, não precisa fazer reservas. Negocie, ofereça 40% menos do preço inicial, eles sempre aceitam, porque ali tem muitas ofertas.Ficamos no Viêt Trành de frente para o lago, a diária custou U$6 sem vista e U$7,50 com vista,  por um double room, simples, limpo, confortável e com Wi-Fi no quarto.

Quantos dias ficar aqui...
Nós ficamos 2 dias, foi legal e suficientes, mas se tivéssemos mais tempo, ficaríamos felizes com 3 dias!


Quando ir
Começam a plantar o arroz em Maio e colhem entre o final de Setembro e Outubro. Entre Novembro e Março não tem plantações de arroz. Então para ver os arrozais a época é entre Maio e Outubro.
Em Maio você verá as cenas deles plantando, com os espelhos de água nos terraços, nos outros meses o arroz crescendo, em Setembro e Outubro os arrozais amarelos/dourados  e sendo colhidos.  
Nós fomos no meio de Outubro, estava lindo e ainda de brinde assistimos a colheita do arroz, cenas perfeitas!
E sobre a temperatura... aqui é super fresco e no inverno, de Novembro à Fevereiro é muito frio!
Como chegar aqui
Para chegar aqui, é preciso pegar um trem de Hanoi para Lao Cai, são 9 horas de viagem e a passagem custa por volta de U$18 em Hard Sleeper, com 6 camas na cabine. Tem ônibus também que fazem o trajeto, é um pouco mais barato, mas recomendamos ir de trem, não que seja a melhor coisa do mundo e nem super confortável, mas ainda é muito melhor que o ônibus.
Chegando em Lao Cai pegue um ônibus, mini van ou táxi para Sapa. Não precisa se preocupar com transfer, chegando na estação de trem de Lao Cai, tem várias ofertas de vans para Sapa. A passagem de Lao Cai para Sapa custa 40VND/ U$2, são 35 km, em 1 hora de viagem.

E como partir...
É preciso voltar para Lao Cai, para pegar ônibus ou trem para Hanói.
O preço oficial da passagem de trem no guichê da estação de Lao Cai, para estrangeiros é 350VND/ U$17 para Hard Sleeper (6 camas) e 420 VND/ U$20 para Soft Sleeper (4 camas).
As agências em Sapa vendem bilhetes de trem cobrando 30% a mais.

Dicas
- Em Sapa não tem aeroporto.
- As passagens de trem de Hanoi para Lao Cai e vice-versa, pode ser compradas nas milhares de agências espalhadas por Hanoi ou direto na estação, que custa mais barato, as vezes. Nós compramos a nossa passagem de Hanoi para Lao Cai em uma agência em Hanoi (pagamos U$18 em cabine com 6 camas, Hard Sleeper). A passagem de Lao Cai para Hanoi, compramos direto na estação de Lao Cai (U$18, cabine com 4 camas, Soft Sleeper).
- As passagens de trem, mesmo no guichê da estação, são mais caras para estrangeiros, portanto as agências compram pelo preço que é vendido para os locais e repassam para nós pelo preço que é vendido para os estrangeiros ou mais, por isso muitas vezes tem cambistas na estação vendendo pelo mesmo preço que o do guichê.
- Viemos de Bac Ha, a 100 km de Sapa. Pegamos um Van de Bac Ha para Lao Cai e em Lao Cai pegamos outra para Sapa, foi tranquilo.

Como ir de Lao Cai para China
É possível ir de Lao Cai para Kunming, na China. Na estação de trem de Lao Cai, há táxis e mototáxis que levam até a fronteira, que está a 3km dali. Cruzando a fronteira você estará em Hekou, cidade na China, fronteira com o norte do Vietnã, a partir de Hekou partem trens (a partir de U$14, 16 horas de viagem) ou Sleeper Bus (a partir de U$15, 12 horas de viagem) que vão para Kunming.
Importante: Em Lao Cai, não vimos nenhuma agência oferecendo fazer visto para China, pode ser até que exista... O melhor é providenciar o visto antes!
 
Para ter um serviço vip de trem e se hospedar no melhor hotel de Sapa...
Victoria Hotels - www.victoriahotels-asia.com

Siga @viagemafora no Twitter
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...