23 outubro, 2011

Hanoi, Vietnã


Saint Josefh's Cathedral, no Old Quarter  
Opera House
 A macabra estação de trem em Hanoi

As pessoas sentam na calçada, em mini bancos, comem, tomam cerveja e observam o trânsito caótico 
Olhem a vendedora de abacaxi...
The Huc Bridge

Hanoi é a capital do país, não tem muito para ver, não é bonita, é caótica, mas ás vezes até engraçada. Fora isso, é o ponto de partida para conhecer Halong BayTam CocBac Ha e Sapa.

Essencial...
- Hoan Kiem Lake é bonito, vale dar uma voltinha por ali.

- O espetáculo de marionetes no Municipal Water Puppet Theatre, na frente do lago. É super turístico... 
- The Huc Bridge, a ponte vermelha que é um dos cartões postais de Hanói. Fica no lago Hoan Kiem.
- A região do Mausoleu de Ho Chi Minh, o antigo líder comunista, é bonita e vale conhecer, mas não entramos no mausoléu.
- Templo da Literatura, prédio do século 11, com arquitetura vietnamita e foi construído para homenagear o sábio chinês Confúcio.
- National Museum of Vietnamese History, foi aberto para visitantes em 1958, é em um edifício de 1932, com arquitetura francesa e vietnamita.
- Ir no Opera House.

Dormir
O Old Quarter é o melhor lugar para ficar, é a região que concentra os turistas e é cheio de hotéis e guest houses.
Nós dormimos na Especen Hotel (13, Ngo Huyen Street), próximo a catedral de Saint Josefh. Pagamos U$15, por um quarto com A/C, Wi-Fi, limpo e confortável e sem café da manhã.
Achamos que as ruas Ma May e Hang Be, também no Old Quarter, são muito melhores pra ficar, a região é mais gostosa, tem bastante hotéis e guest houses, restaurantes, lojas...
*Os hotéis estrelados estão em torno da Opera House.

Comer
Nossa escolha...
NewDay Restaurant, esse foi um achado. Por fora é um daqueles lugares que olhamos, não damos nada e dificilmente entraríamos, mas quebre todos esses pré conceitos e entre... a comida é excelente, autêntica cozinha vietnamita e ainda com preço honestíssimo.
Tudo ali é muito bom, mas adoramos uma sopa de frango com milho de entrada.
Endereço: 72, Ma May, perto do lago e no mesmo quarteirão do Tamarind Café.

Coma bem, fazendo o bem...
Há restaurantes na cidade que empregam deficientes e crianças de rua, com a proposta de prepará-los para uma carreira na cozinha e emprega-los futuramente em restaurantes em todo Vietnã. Servem pratos vietnamitas, com excelentes sabores. 
São eles:
- Koto, é o mais indicado! É aberto no café da manhã e almoço todos os dias e no jantar todos os dias, exceto às Segundas. Oferecem aulas de culinária nas noites de Segunda-feira. Endereço: 59 Van Mieu Street, Dong Da District. http://www.koto.com.au/
- Baguette & Chocolat. www.hoasuaschool.com

Mais uma excelente opção
Cha Ca La Vong, serve apenas uma única especialidade, o peixe gralhado. É super recomendado!
Endereço: 14, Cha Ca Street.

Chegando no aeroporto e indo para cidade
A maneira mais barato é pegar vans logo na saída aeroporto, elas ficam ao seu lado direito. Custa 35.000VND/ U$1,70 por pessoa. Eles sempre tentam cobrar mais, mas o preço correto está em uma etiqueta pregada do lado de fora da porta da van.
A Star Jet tem ônibus e a Vietnam Airlines também tem vans, pelo mesmo preço, que partem do mesmo lugar que as vans independentes e não precisa ter viajando com elas. Partem com frequência, lotou, sai!
O táxi custa por volta de U$18.
Escapando dos golpes do táxis em Hanoi
É impressionante a esperteza do vietnamita, adulteram até os taxímetros, para rodar em "high speed", na maior cara de pau. O melhor é pegar táxis confiáveis ou caso contrário se você já tiver uma idéia do preço da corrida (pergunte no hotel) negocie antes.
Seguem aqui algumas empresas de táxis mais confiáveis em Hanoi...
- Mai Linh (verde e branco)
- CP
- Taxi Group
- Hanoi taxi

Dicas
- Em Hanoi, como em todo Vietnã e no Sudeste Asiático, pechinche para tudo, compras, táxi, hotel, passeios… 
- Cuidado com as carteiras, câmeras e celulares, não deixe-os soltos nos bolsos, aqui tem muitos batedores de carteiras e os mais rápidos que já vimos. 

Para onde fomos depois
Fomos para Luang Prabang, no Laos, de avião com a Vietnam Airlines, a passagem custou U$190 por pessoa, com todas as taxas inclusas.


Siga @viagemafora no Twitter
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...