09 outubro, 2011

Hoi An, a charmosa cidade dos costureiros e sapateiros, no Vietnã


A beira do Rio Thu Bon, onde a vida passa mais lentamente
A cidade mais charmosa do Vietnã.
Olha elas aí, as famosas costureiras de Hoi An!!!
Lustres de seda, mais uma tentação da cidade...
Cargo Patisserie, foi quase o nosso endereço na cidade
De bicicleta, pegue a rua Hai Ba Trung Street no sentido contrário ao centro, ande cerca de 1 km e você estará de frente para um enorme arrozal, se der sorte encontrará mulheres trabalhando na colheita.

My Son Templos 
Ponte Japonesa 

É cidade de praia, mas aqui a praia fica em segundo plano, perto de tanto charme do centro histórico, que recebeu forte influência francesa e chinesa.
Às margens do Rio Thu Bon, o centro histórico, atração principal da cidade é recheado de ruelas com sobradinhos antigos, pontes e templos chineses. Definitivamente é um destino que não pode faltar em sua vinda ao Vietnã.

Onde ir
Não tem secreto, a cidade entrega tudo de bandeja é só caminhar pelo centro histórico que terá tudo esperando por você, lojas, restaurantes, bistrôs, cafés e o melhor, a atmosfera relax da cidade.Um lugar para bater perna sem compromisso e relaxar em um dos cafés, sem ter hora para levantar.
Dicas
- Tudo é pertinho, dá para explorar a cidade a pé ou de bicicleta.

- Não deixe de ir no Central Market.
- Alugue uma bicicleta para ir a praia, ao arrozais e passear pelo centro. Custa U$1, por 24 horas, aproveite, é uma delícia!
- A praia está a 4 km do centro histórico. 

Passeios
Os hotéis e as agências vendem passeios na região...
- My Son Templos, é uma pequena versão de Angkor (Cambodia), mas imensamente melhor. Está a 50 km de Hoi An e tem tours em 2 horários, um que sai ás 5h00 e volta ás 10h00, vai e volta de ônibus e custa U$5. Tem outro, que é o que fomos, que sai ás 8h00 e volta ás 14h00, fomos de ônibus e voltamos de barco, com parada em uma vila na volta.Nossa opnião: É legal, mas não surpreende quem já conhece Angkor.
Dica: Vá de calça comprida ou leve repelente, fica no meio do mato e tem mosquitos!

...E também para Da Nang
Da Nang está a 30km de Hoi An e as agências e hotéis vendem um passeio de táxi, de 1 dia por U$20 para 2 pessoas, para visitar em Da Nang, a Marble Montain e a China Beach (praia onde os soldados americanos que estavam na guerra, iam descansar). 

Fazendo roupas sob medida
Hoi An é famosa pelas costureiras e sapateiros que fazem peças sob medida e que virou atração turística.
É legal pelo conceito e o preço é convidativo, mas achamos que as roupas não tem muito qualidade, vale pela brincadeira!
Funciona assim
Você escolhe o modelo, através uma peça em exposição ou mostra uma roupa de revista de moda para copiar ou leva uma peça sua para copiar. Daí, escolhe o tecido. Elas tiram todas as suas medidas e te entregam a roupa, em menos de 24 horas. São centenas de lojas e as vendedoras ficam te chamando pela rua.
Dicas
- Nunca pague antecipado ou deixe um deposito alto.
- Se não gostar dos tecidos, faça cara de quem não gostou, que elas te levam em outras lojas melhores para você escolher.
- Nunca aposte em uma só loja, se for fazer mais de uma peça, escolha lojas diferentes.
- Trazer uma peça de roupa sua para ser copiada, é a melhor opção e a margem de erro diminui bastante.
- Se for seguir viagem e não quiser carregar, envie as compras pelo correio, a maioria das lojas cuida de tudo para você, ou você mesmo pode ir ao correio e despachar. Enviar por navio é mais barato do que enviar por avião, apesar de demorar 3 meses para chegar e de avião demorar 1 mês.
*Enviar 3 kilos por navio custa 467.000VND/ U$22,42. E 2 Kilos por avião custa 752.000 VND/ U$36.  

Comer
Tem muitas opções de restaurantes, principalmente na rua Bach Dang, que beira o rio.
Lugares que fomos religiosamente todos os dias e recomendamos:
- Cargo Patisserie (107,109 Nguyen Thai Hoc, é uma delicia para tomar um café, comer uma torta ou um sorvete e ficar ali sentado assistindo o movimento da rua. No 2º andar tem um vista bonita para o rio.
- Tam Tam Café, na frente do Cargo Pastisserie, tem uma gostosa pizza de massa caseira, feita ali mesmo. Tem também um delicio café, mas os doces não são o forte deles. Fica na 110, Nguyen Thai Hoe Street.
Dica: Existem 2 pratos tradicionais e típicos de Ha Noi, o Cao Lau com porco (noodles de arroz) e White Rose (versão de dumpling vietnamita), são deliciosas massas feitas com arroz e é facil encontrar, quase todos os restaurantes por aqui servem as delícias! Experimente! 

Aulas de culinária
O Cargo Patisserie e vários restaurantes do centro histórico oferecem aulas de culinária da cozinha vietnamita. Custa a partir de U$25, incluindo degustação.

Dormir
Dá para chegar sem reserva, há muitas ofertas na cidade. Mas é sempre bom tem algumas opções pesquisadas em mãos. Nas ruas Hai Ba Trung, Ba Trieu, tem várias opções de hotéis bons e baratos.

Nós ficamos no Hi Hop Wen Hostel, as diárias custam U$9 com Wi-Fi gratuito no quarto e A/C. Não gostamos muito, tem opções melhores e quase pelo mesmo preço, na mesma rua (Ba Trieu Street e Hai Ba Trung Street).

Vizinhos do nosso hotel, visitamos e gostamos muito 
Hòa Bình Hotel, diárias a partir de U$10, tem WI-Fi gratuita e piscina. Endereço: 696, Hai Ba Trung Street. 
Thanh Bình III, diárias a partir de U$20, com café da manhã, Wi-Fi gratuito e piscina. Endereço: 98, Ba Trieu Street.

Pagando mais e dormindo com muito charme...
Hoi An Historic Hotel, diárias entre U$108 e U$491.

Dica: se o objetivo for praia, o melhor é se hospedar perto dela, lá tem várias opções de hotéis e resorts, mas você estará a 4 km do melhor da cidade que é o centro histórico.

Para continuar viagem
De avião
- De Da Nang para Hanoi, custa a partir de U$37, com a
Jet Star e U$50 com a Vietnam Airlines.
- De Da Nang para Nha Trang, custa a partir de U$70, com Vietnan Airlines, a única que voa para Da Nang.
- De Da Nang para Ho Chi Minh, custa a partir de U$37, com a Jet Star e a partir de U$50, com a Vietnam Airlines.*O aeroporto mais próximo de Hoi An fica na cidade de Da Nang a 30km de distância. E uma viagem de táxi de Hoi An para Da Nang ou vice versa custa U$12 pelo carro.

De ônibus
- De Hoi An para Hue, são 3 horas de viagem e custa U$3
- De Hoi An para Hanói, são 16 horas de viagem e custa U$18
- De Hoi An para Nha Trang, são 11 horas de viagem e custa U$11

Siga @viagemafora no Twitter
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...