01 julho, 2011

Datong, Província de Xhanxi, China

Hanging Monastery, acima e abaixo

É uma cidade grande chinesa, como muitas outras que vimos, moderna e sem muita beleza, mas quem precisa de beleza quando se tem a arte, não é mesmo.... e aqui a arte tem mais de mil anos e foi escavada e pintada em pedra!!!
Foi a primeira cidade a crescer como capital Tuoba (federação de nômades que falavam turco, que uniu o nordeste da China) convertido ao Budismo e como muitos outros invasores foi eventualmente assimilado na cultura chinesa.
A cidade serve como apoio para fazer os passeios da região!
A visita a gruta de Yugang já justifica a vinda a Datong.
Os outros atrativos são razoáveis pelo tamanho do esforço para chegar até eles!
Essencial em torno de Datong
Os passeios são distantes da cidade e o melhor é fazê-los de taxi, são baratos, rápido e é o jeito mais fácil. Mostrávamos o Lonely Planet, que sempre tem na frente do atrativo o nome em Chinês, pedíamos para ligar o taxímetro e pronto. Foi o melhor!
Se for só na gruta, ir de taxi e voltar para Datong com o ônibus número 3, também é uma boa opção!

- Yungang Grottoes
Começou a ser construida por volta 460 dc, é a mais antiga gruta Budista escavada na China, que recebeu influencia artistica da India, Persia e até da Grecia. Demorou mais de 60 anos para ser construída pelos Tuobas, que depois moveram para Luoyang a capital da China e então construíram a Longmen Caves.
Diferente da Lognam Grottoes, aqui são pintados com cores ocres, turquesa, laranja e são muito mais ricas de detalhes.
Não conseguimos nos decidir qual é mais impressionante e com maior belaza se é a Gruta de Logmen ou se é a de Yungang. A de Lognam é muito maior em sua extensão e a de Yungang apesar de ser menor, tem muito mais detalhes e cores! As duas nos deixou boquiabertos. Estamos vendidos, esse é um caso que não deveria ter escolhas, as duas são imperdíveis e nenhuma deve ser excluida, se puder visite as duas, uma completa a outra!
A entrada custa ¥150

- Hanging Monastery, localizado na Taoism's montanha sagrada ( Heng Shan). Esta a 5km fora da cidade de Hunyuan e a 65km de Datong. Tem ônibus que partem da Datong regional bus station para Hunyuan e depois você pega um taxi.
É longe e se você não for, perderá grandes fotos, mas culturalmente a Yungang Caves é muito mais rica.
A entrada custa ¥130

- A grande muralha da China, na cidade de Changcheng, a 45km de Datong. E muito mais original que a de Pequim, por não ter passado por restaurações.

- Mu Ta - Wooden Pagoda, construida no século 11, é a mais velha construção de madeira do mundo.
Está na cidade de Yingxian, a 70km de Datong. Ás vezes tours que vão para o Hanging Monastery incluem a Pagoda. Tem ônibus que partem de Datong Xinnan Bus Station que vão para Yingxian e leva 1h30.

Como fazer os passeios
- Tem taxistas que oferecem um pacote para ir nos principais atrativos por ¥300 e fica o dia todo com você.
- Na estação de ônibus Dantong Xinkaili Bus Station tem o ônibus público número 3 que vai até a gruta. Leva 30 minutos e custa ¥2.
- Nós pegamos um taxi e fizemos o nosso day tour, trecho por trecho. Saímos do hotel e fomos para a Yungang Grottoes (para esse trecho, com o taximetro ligado, custou ¥34), depois pegamos outro taxi e negociamos para ir até o Hanging Monastery por ¥180. Em um dia só deu para fazer esses dois passeios, porque tudo é fora da cidade de Datong e são todos muito longe! Mas são os dois que achamos que seriam os mais interessantes.

Dormir
Aqui não tem hostel. Dormimos em um hotel legal, mas feito para Chinês, com café da manhã à moda chinesa e sem nenhuma alma que falava Inglês. Um show de horror!!. A nossa sorte é que tínhamos o nome de onde queríamos ir em Chinês, no Lonely Planet. Reservamos na Ctrip.
De onde viemos
Pingyao de trem, foram 7 horas de viagem, em hard sleeper. A passagem custou ¥80.
Para onde vamos
Para Pequim, o nosso último destino na Grandiosa China. Fomos de trem, foram 5 horas de viagem
Outras cavernas budista na China
- Mogao Caves em Dunhuang
- Kizil Caves em Kuqa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...