01 julho, 2011

Pequim, o nosso último destino na grandiosa China

Heaven Temple, de tirar o fôlego!!! Acima e abaixo no detalhe
Entrada da Cidade Proibida
Summer Palace, riqueza de detalhes!! Acima e abaixo
Show circense. Super turístico, mas imperdível.
A Grande Muralha de Badaling, serpenteando as montanhas.

A cidade é limpa, organizada, segura, os táxis são baratos, apesar de expertos e a Muralha da China está pertinho. É bacana, porém é muito mais lotada de turistas do que nas outras cidades.
Essencial
- Temple of Heaven ou Templo do céu, construído no século 15 e usado para rituais sagrados pelas dinastias Qing e Ming.
O enorme parque e o templo são lindos, muito bem cuidados e imponentes. É um verdadeiro refúgio no meio da cidade, uma paz!! O Templo é aberto das 8h00 às 17h00 e o parque até às 21h00, custa ¥15 para entrar no parque e mais ¥20 para entrar no templo.
- Factory 798, um lugar delicioso, que merece passar um dia inteiro. Era uma antiga fábrica militar gigantesca e foi transformada num sensacional espaço de arte e design, cheia de galerias, ateliês, lojas moderninhas, cafés e restaurantes super charmosos, para comer e descansar entre uma galeria e outra. Maior reduto de artistas da capital chinesa e pelo menos por aqui não tem censura.
A entrada aos espaços é gratuita e um táxi até lá vai custar cerca de ¥40.
A maioria dos espaços fecha as 18h00. Site: www.798space.com
- Summer Palace, os jardins são lindos… vá em um dia de sol.
Era destino das famílias imperiais chinesas nas últimas dinastias dos séculos 19 e 20. A imperatriz Cixi, mandou construir o palácio de verão e um teatro particular, para ela assistir óperas, mas também era usado pelo imperado, no verão para fugir do calor.
Aberto das 6h30 às 18h00, na alta temporada. Custa ¥30 só para entrar no parque e ¥60 a entrada do parque com direito a entrar em todos os ambientes. Se quiser pagar os ambientes a parte, cada um custa ¥10 e você escolhe qual quer ir, mas se for entrar em todos é melhor comprar o ticket completo! Tel. 62881144.6611/6229.
Existem dois Summer Palaces em Beijing, o Old Summer Palace, que foi destruído e é só um jardim grande e bonito e o Summer Palace, super visitado, que faz parte da lista da Unesco de patrimônios da humanidade… tenha certeza que está no certo antes de sair do táxi! O Summer Palace, fica longe do centro.
- Cidade Proibida, Praça da Paz Celestial e Masoleu do Mao Tse, reserve um dia para os três passeios juntos, são todos vizinhos.
Sugerimos começar pela entrada no portão norte,mas antes de uma passada no Jingshan Park, que tem uma bela vista da cidade proibida e outros pontos da cidade.
No final, na saída que é o portão sul, está a Tianmen Square ou praça da paz celestial, o grande portão sul da cidade proibida, famosa por ter uma fotografia gigante de Mao Tse Tung, líder comunista até hoje idolatrado pelos Chineses.
Cidade Proibida, foi construida entre 1400 e 1420, mas já foi restauranta várias vezes. Abrigou 24 imperadores, que reinaram por quase 500 anos. A cidade é toda murada. Ninguém, além do imperador, sua família e empregados selecionados podia entrar no conjunto de prédios do palácio, por isso o nome " Cidade Proibida".
O legal é passear com calma pelos pátios, mas chegue cedo, antes das 9h00, depois aquilo fica lotado de chineses. A entrada, custa ¥60.
Jingshan Park, fica ao norte da cidade proibida, tem uma bela vista para a cidade proibida e da cidade. Para entrar custa ¥2
Praça da Paz Celestial ou Tiananmen, a praça foi construída em 1651, sendo o portão para a Cidade Proibida e mais tarde, em 1950, foi expandida se tornando a maior praça do mundo. É gratuito.
Mausoléu do Mao, abre das 8h00 às 12h00. Não pode entrar com mochila, máquina fotográfica, uma verdadeira chatisse. É gratuito
- The Lama Temple (Yong He Gong), construído no século XVII, é o mais importante templo Budista Tibetano fora do Tibet.
O melhor do templo é uma estátua com 17 metros, esculpida em um só tronco de uma árvore de Sândalo, do Maitreya Buddha na sala Wanfu. Mas, como já vimos centenas de templos pelo caminho, achamos bem mais ou menos, nada demais e nem imperdível! Se for para escolher um templo em Pequim, sem dúvida prefira o Heaven Temple.
Aberto das 9h00 às 16h00 e a entrada custa ¥25.
- Complexo Olímpico, para ver o estádio Ninho de Pássaro e o ginásio de natação Cubo de Água. Para ver do lado de fora, não custa nada e basta!
- Hutongs, passear por um dos vários hutongs. São bairros com casas antigas.
Alugar uma bicicleta para passear dentro deles, também é legal!
- Zôo de Pequim e ver os pandas, caso não tenha ido a Chengdu ou queira repetira a dose.
Great Wall, a Grande Muralha da China. No total, foram mais de 2000 anos para construir a muralha e com objetivo de proteger a China das invasões vindas do norte, na época, do poderoso e temido exercito nômade Mongol.
Mas o que se vê hoje aqui perto de Pequim, não tem nada de original ela foi totalmente reconstruída. É possível ver partes dela totalmente original em Datong
Existem 3 diferentes partes das muralhas para ir.
Há agências que oferecem trekking saindo de uma muralha e chegando em outra.
A agência Beijing Hikers, vendem tours e lemos ótimas indicações sobre ele, mas não fazem a de Badaling, é só mandar email pedindo informações, eles respondem rapidinho.
Nós quizemos ir em Badaling, é a parte da muralha mais turística mas também tem o melhor cenário. Há tours vendidos nos hoteis, por ¥380 incluindo tambem a ida a tumba Ming e tickets de entrada. Os táxis cobram ¥600 ida e retorno e fica privado só para você indo e voltando a hora que  quiser e ainda você pode negociar para ele passar na tumba do Ming. Tem também a opção do ônibus público, sai a cada 10 minutos das 6h00 às 9h00 para ir e para voltar o último ônibus volta as 18h00. O ônibus é pontual e muito confortável, leva 1h30 de viagem e custa apenas ¥12 cada trecho, por pessoa. Sai da Old Gate of Deshengmen, ônibus número 919 (fast). Pegamos ele, foi muito fácil, sem perda de tempo e sem transtorno algum. A entrada na muralha custa ¥45. Abre das 6h30 às 19h00.
Dica: peça para a recepcionista do hotel escrever em Chinês " Old Gate of Deshengmen - Bus 919(fast) - to Badaling", mostre isso para o taxista e ele te deixará no ponto do ônibus, é muito tranquilo. Tente ir o mais cedo possível, acordamos as 5h15, saímos no ônibus da 6h10 e chegamos as 7h40, não estava cheio, mas já tinha algumas pessoas, se conseguir ir mais cedo ainda, terá menos gente e é mais fresco!

- Show de acrobacia, é super turístico mas é ótimo e impressionante a flexibilidade que os chineses tem com o corpo. Custa de ¥180 a ¥380.
O espetáculo do Teatro Chaoyang, (36 Dongsanhuan Beilu, tel. Se você comprar o bilhete diretamente no teatro vai sair muito mais barato. Compramos na bilheteria de manhã para ir a noite, mas se puder garanta comprando um dia antes.

- Silk Market, um prédio com várias lojas/quiosques, espalhadas por vários andares. Ótimo para compras, ali é o paraíso das falsificações. Pechinche muito, tudo cai pela metade ou menos do preço inicial!!!!

- Snacks market, foi difícil conseguir um táxi para voltar para o hotel e quando conseguimos ainda fomos explorados, o taxista não quis ligar o taxímetro e nos cobrou o dobro, vá preparado para não se irritar!
Dormir
- Nós dormimos no Beijing XingHaiQi Holiday Hotel, excelente localização, quarto super limpo, e as recepcionistas apesar de terem um Inglês limitado, ajudaram muito, para todas informações que pedíamos e escreviam para nós em Chinês todos os lugares que queríamos ir, para mostrar para os taxistas. Mas já havíamos lido o Lonely Planet de cabo a rabo, porque no hotel não te falam onde você deve ir. Para ficar em hotéis na China, você tem que saber tudo, tudo mesmo, sobre o lugar, porque é quase incomunicável. Diferente dos Hostels. Reservamos o hotel pelo www.wotif.com. Pagamos em double room U$28.
A CTrip, também é um bom site para reservar hotéis na China, já usamos em outras cidades da China.
Outras opções legais para dormir:
- Beijing Jade Youth Hostel
- Beijing Downtown Backpackers, ótima e deliciosa localização, fica em um Hatong, ao lado do hotel que ficamos. Tivemos ótimas recomendações desse hostel.
Os dois hostels acima, podem ser reservados pelo Hostelworld.
Apesar do hotel que ficamos ser excelente e o mesmo preço de hostel, ainda achamos que se hospedar em hostel aqui na China, tem muito mais vantagens do que ficar em hotéis. Nos holtels eles sabem o que o turista quer visitar e sempre tem todos os roteiros na mão, podem dar todas as dicas muito mais fácil e eficiente. As vatangens de se hospedar em hostel na China são enormes.
Comer
- Pato de Pequim, é gostoso, mas não é maravilhoso, comemos e não estava era quente, um pouco esquisito, apesar da pele ser crocante, a carne é macia Há vários restaurantes pela cidade, nós fomos no Da Dong. Custa por volta de ¥100 por pessoa. E não acredite quando a garçonete disser que meio pato é suficiente para duas pessoas, não é, é muito pouco
- Din Tai Fung, tem deliciosos Dim Sum, bolinhos deliciosos recheados com porco, camarão, frango ou legumes, versão chinesa de Guioza. Tudo no restaurante é muito bom, inclusive os vegetais. Tem vários pela cidade!
Abre das 11h00 às 14h30 e das 17h00 às 22h00. Nos finais de semana é das 11h00 às 22h00.

Dicas
- O melhor é madrugar e ir bem cedo aos passeios, depois das 9h00 todos ficam lotadissimos, se conseguir acordar cedo é ótimo;
- Pegar táxi para ir aos passeios é tranquilo, mas para voltar ou sair da maioria deles existe uma máfia dos taxistas que não querem ligar o taxímetro e cobram o dobro. Percebemos que os chineses não caem nessa e não pegam sem taxímetro. Se não quizer pagar mais, ser enganado e se irritar, o melhor é sair da área a pé, de ônibus ou de metrô e depois fora da região do atrativo pegue um táxi com taxímetro;
- No aeroporto de Pequim tem, um hotel que cobra por hora, excelente para quem tem que esperar pelo vôo. Uma hora num quarto duplo com banheiro particular custa ¥100. Veja no site do aeroporto de Pequim
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...