10 outubro, 2021

PARQUE NACIONAL DA SERRA DAS CONFUSÕES | PIAUÍ

●  Para fazer a Serra das Confusões, é preciso contratar um guia, que vai junto com você no seu carro e é possível fazer com carro passeio 4X2.

●  Na noite do dia que fizemos o passeio, optamos por dormir na cidade de Caracol, pois no dia seguinte fomos para os Cânions do Viana as 6h00.

●  Apesar da cidade de Caracol, oferecer péssimas opções de pousadas, restaurantes, supermercados e a estrutura da cidade em geral ser extremamente precária… dormimos ali, era o mais conveniente para nós pois no outro dia, às 6h00 seguimos para fazer um passeio nos Cânions do Viana.

●  Se você for para Caracol só para eu fazer o passeio de um dia para Serra das Confusões, não for para os Cânions do Viana e nem para Bom Jesus e nem Cristiano Castro, o melhor é voltar para dormir em São Raimundo Nonato.

Se vc for seguir para Petrolina ou Riachão, MA (que foi o nosso caso, para irmos para Chapada das Mesas) o melhor que voltar para São Raimundo Nonato.

Fomos em Outubro/21, estava para sair uma estrada que ligará Caracol a Bom Jesus, o que mudará a logística da região e será preciso reestudar.

Como nós fizemos

●  Pela manhã viemos de São Raimundo Nonato para cidade de Caracol, encontramos com guia que havíamos contratado e seguimos com guia dentro do nosso próprio carro passeio 4X2, para o Parque Nacional da Serra das Confusões.

__________

Como foi o nosso Passeio na Serra das Confusões

Na Serra das Confusões fizemos 3 paradas:

●  Caminhada até Baixão das Andorinhas

●  Mirante Janela do Sertão

●  Gruta Riacho dos Bois - A Gruta é impressionante e ali naquela parada tem a vista panorâmica mais linda para cadeia de formações rochosas da Serra das Confusões.

●  Todas paradas são muito próximas uma da outra.

Esses passeios, são os possíveis de fazer com carro passeio 4X2.

●  O nosso passeio durou das 11h00 as 15h00.

● Como passeio para a Serra das Confusões é relativamente curto, combine com o guia para iniciar o passeio no período da tarde, para poder assistir o por do sol, na região próximo a Gruta Riacho dos Bois, que é a vista panorâmica mais impressionante e mais bonita para a cadeia de formações rochosas da Serra das Confusões. Como não conhecíamos e éramos inexperientes na região não nos atentamos a isso e também como o nosso guia, que era muito amador e inexperiente como guia turístico, não nos sugeriu, perdemos a oportunidade de assistir o pôr do sol, ali com aquela vista espetacular! Assistir o pôr do sol ali provavelmente seria um dos pontos altos do passeio na Serra das Confusões.

●  Na Serra das Confusões tem a possibilidade de um 2° dia de passeio, para a região do Toca do Enoque, Toca do Muquem e mais alguns outros pontos ali, mas só é possível o com veículo 4x4.

Se vc não tiver o seu veículo 4X4, é possível contratar um veículo 4x4 com motorista e o guia pode organizar isso para vc.

Nós não nos animamos em fazer, pois segundo o que lemos e o que o guia nos falou, é que, o que se vê ali são pinturas Rupestres e é muito similar ao que se vê na Serra da Capivara.

🛌 Dormir

●  A cidade de Caracol é o melhor lugar para dormir, para fazer o passeio na Serra das Confusões e se no outro dia for fazer os Cânions do Viana.

●  Carocol está apenas 10 km do portal de entrada do Parque Nacional da Serra das Confusões.

●  Caracol é uma cidade com estrutura muito precária e não oferece um turismo preparado e estruturado, é tudo muito simples e muito amador.

●  Pousada Edneia - é extremamente simples e amadora mas era o melhor que tinha na cidade em Outubro/21. Não está no Booking.com, só está no Google.

Distâncias

● São Raimundo Nonato para Caracol  - 90 km / 1h45

● São Raimundo Nonato para Bom Jesus (cidade porta de entrada para os Cânions do Viana) - 342 km / 4h42

● Caracol até a entrada dos Cânions do Viana “por dentro” cortado o parque nacional da Serra das Confusões, com veículo 4x4 com motorista - 120km / 2h10  (só 66 km asfaltada, o restante é estrada de terra pesado e difícil)

● Caracol para Bom Jesus “por fora”, pela rodovia, toda asfaltada, contornado todo o Parque Nacional da Serra das Confusões - 400 km / 5 horas

● Bom Jesus até a entrada para os Cânions do Viana - por volta de 32 km (sendo só 5 km asfaltado)

📍Preços das coisas

● R$250,00 - Total cobrado pelo guia para 2 dias de passeio, sendo 1 dia para passeio na Serra das Confusões + 1 dia para passeio nos Cânions do Viana.

● R$500,00 - Preço só do veiculo 4x4 com motorista para o passeio de 1 dia inteiro, para os Cânions do Viana, partindo da cidade de Caracol.

● R$100,00 - Preço do quarto para 2 pessoas na Pousada Edneia. Mas ela começa com um preço e no meio da conversa aumenta o preço. É preciso ficar atendo e pechinchar.

📍Contato de Guias

● Maiko - 89981130147. Contratamos ele, cumpriu com tudo, conforme combinado, foi atencioso e educado desde o 1° contato mas achamos ele muito amador e com pouquíssima experiência e conhecimento como guia turístico, precisa melhorar.

● Leonardo - 89981200616. Não contratamos ele, mas tivemos muito boa referência sobre ele.

● Márcia / Agência Nobre Turismo - ela gosta de liderar o turistico em Bom Jesus -  89981430202 / 89981076889

É bom saber

●  À região oferece estrutura turística precária, muito desorganizada, despreparada, sem critérios e sem padrões, então cada guia cobra um valor, não tem parâmetros racionais nenhum, o valor que pagamos é o valor real superior praticado ali, então sugerimos que não pague mais que isso, barganhe e faça a cotação com o maior número possível de guias.

Tem muito pontecial, locais maravilhosos, mas precisa melhorar muito ainda para ficar bom.

●  É um destino de turismo de descoberta e de aventura, para pessoas desprendidas de conforto e organização.

Não tem sinalizações, nem para a entrada dos parques, nem para nenhum atrativo.

● Não é um destino turístico para quem procura um turismo estruturado e para quem exige o mínimo de conforto.

●  Na cidade de Bom Jesus que é a cidade base mais próxima do Cânion do Viana, tem a Márcia que a guia mais conhecida, que lidera o turismo na região e se auto determinada como “dona do turismo” na região, nós a contactamos e não gostamos de como ela nos atendeu, nos desprezou, pediu para a recontactaremos depois de 3 dias pois não podia nos atender, uma pessoa que se super valoriza, muito “estrela”. Todos os guias não fazem referências positivas a pessoa da Márcia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...