17 novembro, 2022

PUGLIA | ITÁLIA

POLIGNANO A MARE

🛌 Dormir : Apulia 70 Hollidays 

@apulia70 - É excelente, econômico, muito confortável, prédio, quarto e banheiro remodelados e novos. Cama queen e quarto silencioso. 

Tem cozinha e máquina de lavar roupas para uso gratuito dos hóspedes. 

O anfitrião Vito e seu irmão Dani, são muito atenciosos e oferecem muitas informações e dicas. 

Está no centro da cidade e com a comodidade de ter estacionamento privado por €10 por dia. 

Reservamos no Booking.com, mas também estão anunciados no Hotels.com, no airbnb ( https://abnb.me/3kJ3pzULRub ) e também podem reservar direto com eles, é sempre é importante comparar. 

Restaurante 

🥘 Grota Palazzese - é em Polignano a Mare que está o famoso restaurante na Gruta. Ele tem péssimas avaliações tanto para a comida como para o atendimento. Mas para quem tem o interesse deixamos aqui a informação. 

É possível ir a pé a partir de onde nos hospedamos. 

🕍 Centro histórico 

Passear pelo centro histórico a pé de noite e de dia. É pequeno. 

Ir até o mirante para te vista linda !

🏖 Praias próximos a Polignano a Mare

● Lama Monachile - está no centro de Polignano a Mare.

Cala Fetente - 7 km de distancia de Polignano

🚗 Distâncias de Polignano a Mare 

● Roma 463 km / 5h20 

● Bari - 31 Km / 35 minutos 

● Alberobello - 40 km / 40 minutos 

● Matera - 96 km / 1h10 


_______________


BARI

Na Puglia, dizem que Bari está para Bolonha assim com Lecce está para Firenze

🚗 Para estacionar apenas 20 metros de distância da Catedral e do Castelo - coordenadas: (41.1287792, 16.8691947) se o ZTL estiver “Non Attivo” 

______________


MATERA 

● Apesar de estar oficialmente na Basilicata combina melhor com os passeios na Puglia.

🚗 De carro

● Para entrar no centro histórico de carro com a ZTL “Non Attivo” siga as coordenadas:

(40.6625441, 16.6090503)

🅿️ Coordenadas para chegar onde estacionamos na rua com parquímetro :(40.6628131, 16.6099977)

🌆 A melhor vista para os Sassis 

-> Coordenadas do local ao lado do “Museo Nazionale di Matera no Palazzo Lanfranchi” que tem vista linda para os Sassis e é interessante ter a vista antes de visitar os Sassis : (40.6632262, 16.6102898)

● A partir do “Museo Nazionale di Matera no Palazzo Lanfranchi” é possível fazer uma caminhada gostosa pelo centro antigo e visitar as igrejas que tem ali.

● A entrada e bilheteria para “os Sassis” é na Piazza Vittorio Veneto.

● São apenas 550 metros de caminhada gostosa pelo centro antigo de Matera, a partir do Museo Nazionale di Matera no Palazzo Lanfranchi, de onde se tem a melhor vista dos Sassis, de cima até Piazza Vittorio Veneto, onde é a entrada para visitar os Sassis. 


● A cidade “moderna” de Matera nos surpreendeu muito é grande uma ótima estrutura. 

________________


ALBEROBELLO

🍷 Paco Wines 

Excelente para degustação de vinhos Puglineses com Burrata Puglinese com aroma artificial de tartufo bianco e Capocollo de Martina Franca, tábua de embutidos. 

🛌 Trullisia Bed and Breakfast 

Nos hospedamos no charmoso Trullo, autêntico, verdadeiro de 1.800.

Onde viveu a bisavó da Antonissiia, proprietária do Bed & Breakfast.

Super recomendamos ! 

Reservamos pelo Booking.com mas segue também o WhatsApp da Antonissia : +39 328 894 6538

➕ Dica : Escolha o Trullo. Tem somente 2 Trulli, o restante são suítes de construções novas. 


4 Cidades próximas de Alberobello no Valle d’Itria que valem uma visita


📍Locorotondo 

● O "locus rotundus", que é o plano circular característico do qual a cidade leva o nome. 

● A vila é bonita e é conhecida pelas suas casas retangulares com telhados inclinados chamados "Cummerse" construídas em chiancarelle típico.

● É possível avistar a cidade velha do alto, em formado de uma “rotunda ou rotatória” e as  casas no estilo “cummerse” da estrada, chegando na cidade, quando viemos da cidade de Ceglie Messapica, a vista de Locorotondo é linda dali. 

● Ali produz o vinho Locorotondo DOC vinho branco (com 50-65% Verdeca, 35-50% Bianco d'Alessano, 5% Minutolo.

Tem também ótimo Rosé com a Uva Susumaniello (gostamos muito!) ou com as Uvas Pinot Nero, Primitivo e Syrah.

Prove uma taça nos bares da vila ou a Cantina Sociale Locorotondo pode ser uma boa opção para degustar o Locorotondo DOC vinho branco.


📍Martina Franca 

🚗 Está 20 min / 14 km de Alberobello.

● Passear pelo centro histórico que é muito bonito, com prédios estilo barroco.

● Experimentar o regionalmente destacado, “Capocollo de Martina Franca”, que é feito com parte do porco que fica entre o pescoço e a costela. A carne, devidamente limpa e moldada, é deixada a macerar em sal durante 15-20 dias, depois é lavada no vinco e aromatizada com especiarias, depois recheada no intestino de porco e deixada a secar ao ar das colinas da Puglia. Quando o capocollo está perfeitamente seco, é pendurado e defumado com casca de amêndoa e casca de fragno. Após fumar, inicia-se a fase de cura, que pode levar até 90 dias.

● Martinha Franca e destacada com uma das cidades que melhor se come no Valle d’Itria. 

🥘 Restaurante 

La Pasteria (bottega della pasta) 

É importante reservar no site antes. Reservamos com apenas 1 dia de antecedência, para um almoço do domingo. 


📍Cisternino 

● O centro antigo é bonito.

● É conhecida pela tradição dos assados nas grelhas, onde as carnes frescas são assadas no local. 

As “churrasqueiras” estão quase sempre visíveis: você acompanha as fases de cozimento, troca algumas palavras com os locais, espera enquanto toma um copo de vinho. Nada melhor para relaxar e entrar, ainda que por alguns minutos, na vida de Cisternino. 

Entre as muitas especialidades dos “Churrasqueiras Cisternino”, há sempre enchidos, bombette (rolos de porco geralmente recheados com queijo canestrato, sal e pimenta), cabeças de borrego, assados mistos, gnumeredd (gnummarreddi: espetos de vísceras de borrego).


📍Ceglie Messapica

● Está na província de Brindisi, é uma das cidades mais antigas da região, conhecida pelos vestígios arqueológicos da civilização messápica e pela belo centro de origem medieval. 

● Destino “Gourmet”, Ceglie possui muitos bons restaurantes de cozinha regional. 

● É famoso pelos famosos biscoitos “U Piscquett'l di Ceglie Messapica”

Os biscoitos contém toda a tradição camponesa da cidade de Ceglie: prepare suas papilas gustativas para saborear "U'Pisquett'l", o biscoito Ceglie, os biscoitos protagonistas dos banquetes. A preparação é exclusivamente manual e representa há centenas de anos a famosa tradição culinária da cidade que são preparadas com pelo menos 70% de amêndoas da variedade Cegliese, chamada du rviézz (do tordo), açúcar, mel, raspas de limão, rosolio cítrico e ovos, uva ou geléia de cereja em um pequeno rolo de massa coberto com açúcar. O preparo é totalmente manual, a mistura é trabalhada em superfícies de mármore ou aço, é assim dividida em tiras largas cobertas com as bordas de geleia de cereja ou uva e depois enroladas sobre si mesmas para obter pães finos para serem assados ​​e finalmente cortados em cubos. Todos os ingredientes vêm do interior de Ceglie.

● Em Ceglie Messapica, a cultura da amêndoa tem suas raízes na antiga tradição abundante e deliciosa de dezenas de variedades de frutas secas, das quais 40 ainda estão presentes na área até hoje. 

● A cidade de Ceglie Messapica, está a 40 minutos / de 30 km de distância de Alberobello 

● O “Caffe’ Centrale” no centro antigo, tem os melhores “biscoitos caseiros feito com amêndoas, chamado “Il biscotto di Ceglie Messapica”ou o “U Piscquett'l de Ceglie Messapica, no dialeto local”.

Endereço: Corso Giuseppe Garibaldi, 22 

Caso  “Caffe’ Centrale” estiver fechado tem outras cafeterias vizinhas que vendem o biscoito  “U Piscquett'l de Ceglie Messapica”, não é igual na variedade mas também é bom. 

🅿️ Coordenadas para estacionar na Piazza Sant’antonio, para ir no “Caffe’ Centrale quando a ZTL estiver “Non Attivo” : (40.6472819, 17.5158206)

● O “Panificio La Latteria” tem o melhor “Taralli al Finocchio” caseiro.

Fecha das 13h00 as 16h45 todos os dias. 

______________


📍Lista de algumas especialidades da cozinha Puglinese, especialmente no Valle d’Itria


● Capocollo de Martina Franca

● Biscoitos “U Piscquett'l di Ceglie Messapica

● Taralli - gostamos do Taralli al Finocchio (erva doce) 

● Queijos : burrata, pecorino di filiano, cacioricotta, caciocavallo e ricotta forte

● Pão “chifre de Matera

● Torrada “Friselle” com azeite extra viagem Puglinese 

● Fava com chicória e azeite

● Orecchiette preparados à mão misturando a sêmola de trigo duro com água a forma característica é então dada graças à força do polegar. O orecchiette é o protagonista das festas em agosto. 

Um prato de orecchiette com molho de pecorino e ricota ou Orecchiette Cime di Rapa e Alici é outra experiência imperdível, em alguma cidade do Valle d’Itria.

● Azeite virgem extra Cima di Mola do produtor Intini em Alberobello ou outro azeite Monocultivar, que é feito somente com um único tipo de qualidade de azeitona e de um único cultivo (plantação) e é prensado a frio, não se mistura com outras qualidades de azeitonas e nem com azeitonas de outras plantações. Azeite com alto teor de polifenóis, poderosos antioxidantes naturais, até três vezes maior do que o contido na média da outra virgem extra. Intenso e com acentuados tons amargos e picantes, o melhor é provar com o típico fava e chicória num dos restaurantes típicos da vila ou em um roteiro de degustação cultivar homônima em um produtor.

● Bombette Alberobello, rainhas da comida de rua local que consiste em rolinhos de pescoço de porco contendo caciocavallo fresco, salsa, pimenta e alho.


No Valle d’Itria, é sempre uma experiência gastronômica positiva. 

Os pratos servidos são quase sempre simples e pouco elaborados e isto porque querem destacar, em primeiro lugar, a excelente matéria-prima presente no Valle d’Itria.  


📍Não fomos mas deixamos aqui as informações para a próxima vez

● Taralli e biscoitos, produtos típicos da Puglia:

✔️ Il Trullo degli Antichi Sapori (via Monte San Michele, 37 - Alberobello) 

● No Forno a Lenha:

✔️ Giliola Grazia (via Ricasoli, 47 - Ceglie Messapica) 

✔️ Lucia Urso (via Fedele Grande - Ceglie Messapica)

______________


LECCE

Dizem que na Puglia Lecce está para Firenze assim como Bari está para Bolonha. 

O centro histórico de Lecce é lindo, bem preservado e bem cuidado com arquitetura estilo barroca, mas muitos restaurantes fecham depois de Outubro, no outono, inverno, inicio da primavera até maio. 


Cattedrale Metropolitana di Santa Maria Assunta. 

🚗 Segue as coordenadas para chegar no acesso mais próximo à Catedral - (40.3532775, 18.1660417)

Se o ZTL (zona de tráfego limitado) estiver “non attivo”


Basilica di Santa Croce

🚗 Estacionar na frente da Gelateria Settimo Cielo. Está a 200 metros da Basílica di Santa Croce. 

🚗 As vezes a entrada da “Porta di Napoli” que é linda, também está com o ZTL non attivo e é possível entrar na centro histórico por ali. 

🍪 'Pasticceria Mignon'Di Pranzo Benito 

Tem ótimos “biscoito” de amêndoas caseiros.

💪 Gym Excite Pure Strength 

Via Frà Nicolò da Lequile, 18

€12 o day pass por pessoa 

🛌 Dormir : La casa di Steno - apto de 1 quarto muito equipado e bom. Está na 11 Via Gioacchino Rossini, 73020,

Reservamos pelo Booking.com. 


📍Não fomos mas deixamos aqui a informação para próxima:

● Sky bar 

Roof Garden Le Quatro Spezierie - No Risorgimento Resort 

● Skrbar - Bar com vista na Piazza do Duomo


Cidades que podem ser visitas a partir de Lecce

● Galatina - Catedral e as 2 igrejas em torno Piazza Alighieri

● Otranto - Foi invadida pelo império Turco, pelos Gregos, pelos Romanos e pelo Napoleão. Tem uma cidade antiga dentro da fortaleza, a Catedral com mosaico que dizem que é lindo mas qdo fomos a igreja estava fechada. 

 Dicas: O trajeto de Otranto para Castro pelo mar é bonito. Para fazer o trajeto é preciso colocar no navegador de Otranto para Cabo de Otranto e depois Castro. Se colocar de Otranto para Castro direto tem possibilidade de não ser o caminho pelo mar, que é o caminho lindo. 

Passando por Gagliano del Capo onde está a “praia” da “Il Ponte del Ciolo”.

● Santa Maria di Leuca. 

Galipoli - tem igrejas linda no centro histórico. Destaque para a Basilica Cattedrale

di Sant'Agata, que está em reforma em novembro de 2022.

______________


Os Ricos sabores de “la cucina povera

  No "pé" menos rico da Itália, as receitas tradicionais evoluíram por necessidade econômica, e não por excesso experimental.  

Povo local, usavam todos os ingredientes disponíveis, colhidos diretamente do solo e dos mares circundantes, amassados e misturados usando receitas transmitidas de geração em geração. O resultado é chamado de “cucina povera”(literalmente "alimento dos pobres"), que, graças a uma recente obsessão global com a pureza da fazenda à mesa, tornou-se cada vez mais popular.

Se existe um mantra para a “cucina povera”, é ‘mantenha a simplicidade’. 

A massa é o amido básico do sul, feito apenas com “grano duro” e água (e sem ovos, ao contrário de algumas massas mais ricas do norte), é mais comumente esculpido em orecchiette ("pequenas orelhas") e usado como a plataforma amilácea para servir qualquer outra coisa que possa estar crescendo de forma fácil e barata. Pelas mesmas razões, os vegetais têm destaque: berinjelas, cogumelos, tomates, alcachofras, azeitonas e muitas outras plantas básicas crescem prodigidosamente nestes climas e são bem aproveitados nos pratos.

A carne, embora presente na “cucina povera”, é usada com mais moderação do que no norte. Cordeiro e carne de cavalo predominam e geralmente são muito temperados. 

O peixe não adulterado é mais comum, especialmente na Puglia, que tem um               litoral mais longo do que qualquer outra região continental da Itália.  

Em Salento, os pratos de peixe populares incluem mexilhões, vongole, polvo, peixe-espada.

No norte da Calábria, o bacalhau e camarão.

Uma assinatura Pugliese primi (primeiro prato) é “Orecchiette com “Cima di Rape”,  uma mistura gloriosamente simples de rapini (um vegetal de folhas verdes amargas com pequenos brotos semelhantes a brócolis) misturado com anchovas, azeite, pimenta malagueta, alho e pecorino. Outro acompanhamento orecchiette popular é o ragù di carne di cavallo (carne de cavalo), às vezes conhecido como ragù alla barese. 

Bari é conhecida por seu riso rico em amido, “patate e cozze, um casamento surpreendentemente delicioso de arroz, batata e mexilhão que se vai ao forno.  Outro vegetal muito popular é a chicória selvagem, que, quando combinada com um purê de favas, renasce como “fave e cicorie”.

Os queijos padrão do sul incluem a burrata e o pecorino di filiano, um queijo de leite de ovelha da Basilicata.  Existem inúmeras receitas de pão, mas o pão crocante em forma de “chifre de Matera”, é o rei.

____________


Nossa opinião para viagem na Puglia, fora de temporada, depois de outubro até maio.


O melhor da Puglia, no outono, inverno e inicio de primavera é a região do Valle d’Itria que inclui a região de Alberobello, é gostoso e a maioria dos restaurantes e pousadas na região se mantém abertos porque é uma região de destino turístico de outono e inverno dos italianos.

É uma época gostosa porque tem tem um exagero de turistas.

Mas é claro é importante ter em mente que os destinos de praia são disfuncionais e que a maioria dos restaurantes em cidades de praia que fecham nessa época, depois de Outubro, no outono, inverno e inicio da primavera até maio.

Vale investir em passeios culturais, para relaxar com a família, para os casais namorarem, em passeios pelos centros antigos, como, os de Polignano a Mare, Matera, Lecce, Galipoge e para ótimas e certeiras experiências gastronômicas no Valle d’Itria. 

Nós preferimos aproveitar essa região de outubro em diante. No verão os destinos de praia ali devem ser um stress sem tamanho. 


➕ Dica : O melhor local para se comer na Puglia é no Valle d’Itria. Nas outras cidades o melhor é fazer dieta e treinar. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...