05 novembro, 2022

MUSEUS, IGREJAS & BAIRROS

📍MUSEU NACIONAL ETRUSCO

📍MUSEU DO VATICANO

● Essa é a nossa 4° vez que visitamos Roma, é sempre muito interessante repetir a visita ao Museu do Vaticano!

● Fomos as 16h00 e foi ótimo pois não haviam filas, mas considere que essa foi a nossa 4° visita a esse museu !

● A entrada custa €17

♿️ 1 informação útil

● Para visitantes com mobilidade reduzida, o museu oferece cadeiras de rodas gratuitamente.

● E a entrada, tanto do visitante com mobilidade reduzida, quanto a entrada do acompanhante, são gratuitas.

● Não precisa agendamento e é muito descomplicado.

🚗 De carro

🅿️ Fomos de carro até Circonvallazione Clodia, 115 - estacionamos nosso carro ali, com parquímetro (coloca moedas para pagar até as 19h20 e então terá a vaga até as 8h00 do próximo dia).

● E a partir dali pegamos um táxi, o táxi custou €5.

● Foi perfeito, fácil e super conveniente

📍 MUSEI CAPITOLINI

● A qualidade do acervo do “Musei Capitolini” impressiona !

É imperdível e sugerimos que visite sem pressa !

●  A Praça que está entre os Palácios, do “Musei Capitolini”, foi projetada por Michelangelo, em 1536.

● A entrada custa €16.

♿️ Oferecem cadeira de rodas gratuita.

🚗 De Carro

🅿️ Estacionamos o carro perto da Basilica di San Giovanni in Laterano. Ali tem um estacionamento com parquímetro.

● Colocamos €4 de moedas e validou o ticket das 13h00 até as 10h00 do dia seguinte.

● É fácil, só precisa ter um pouquinho de paciência.

● Em 2019 - Depois que visitamos a Basílica, deixamos o carro estacionado ali e pegamos um táxi e fomos para o “Musei Capitolini”, o táxi custou €8.

➡️ Segue as coordenadas para chegar no local que estacionamos o carro fora da ZTL, perto da Basilica di San Giovanni in Laterano : (41.8873907, 12.5061077)

● Em 2022 - Depois de passearmos por Trastevere, deixamos o carro estacionado ali e pegamos um táxi até o “Musei Capitolini”.

➡️ Segue as coordenadas para chegar no local que estacionamos o carro fora da ZTL em Trastevere : (41.8908056, 12.4665350)

DICA : Dentro do museu tem o Terrazza Caffarelli, um Rooftop Café delicioso, para relaxar com um vista incrível e linda para aquela parte da cidade e com o Teatro di Marcelo ali “grudadinho” ! É uma das melhores vistas para a cidade, a partir de Rooftop, em Roma.

📍CASTELO SANT”ANGELO

● A visita ao Castelo Sant”Angelo pode ser combinada com a visita a Basílica de São Pedro, com Vaticano e com Museu do Vaticano

● A entrada do Castelo custa € 15

● Gostamos de ter ido, vale muito pela vista. Mas não é o local que gostáramos de retornar.

📍BASÍLICA SANTA MARIA MAGGIORE

● A Basílica Santa Maria Maggiore, é linda e possui mosaicos preciosos.

● A entrada é gratuita.

● Vale também dar uma passada a noite, para ver a Basílica por fora. A noite ela fica toda iluminada e linda !

🚾 Dentro da igreja tem um banheiro para os visitantes!

📍Algumas curiosidades sobre a Basílica

● A Basílica Santa Maria Maggiore foi construída no Século V. Depois sofreu reconstruções .

● O campanário do século XIV é o mais alto de Roma, com 75 metros. .

● Santa Maria Maggiore é uma das 4 que podem utilizar o título de "Basílica Maggiore", juntamente com as de São Pedro, São Paulo Extramuros e São João de Latrão .

● Santa Maria é também uma "Basílicas Papais" juntamente com as 4 “Basílicas Maggiores" e mais a “Basílica de São Lourenço” que está fora da Muralha.

🚗 De carro

🅿️ Estacionamos com muita facilidade a poucos metros na Via Carlo Alberto, 47.

● Colocamos o bilhete do parquímetro e pagamos para estar válido até do outro dia as 8h30.

● Deixamos o carro estacionado ali e depois pegamos um táxi e seguimos para o Pantheon (custou € 7).

● Depois fomos para o Campo de Fiori e no final por volta das 22h00,  pegamos outro táxi, retornamos para o local onde havíamos estacionado o carro (o táxi custou € 13).

● E ainda depois, demos uma volta de carro pelo centro histórico de Roma com o ZTL non attivo, toda iluminada a noite, lindíssima.

● É só ter um pouquinho de paciência para esperar, que sempre surge um vaga na rua para estacionar com parquímetro !

DICAS

● O Parquímetro custa € 1 por hora até as 19h00.

● Das 19h00 as 8h00 é gratuito .

Se comprar o bilhete até as 19h20 (coloca 20 centavos a mais) a validade será até as 8h00.

📍PANTHEON

● Abre das 8h30 as 19h15 as 2°, 3°, 4°, 5° e Sábado. Sexta das 9h00 as 13h00 e aos Domingos das 9h00 as 17h45

● A entrada é gratuita

● Do Pantheon até o Campo di Fiori são apenas de 700 m

● A Piazza della Rotanda é exatamente na frente do Pantheon .

● Aproveite para ter um gelato na Fiocco di neve, famoso pelo gelato de Zabaione, mas o nosso favorito foi o de ricota com pistache

📍 Curiosidades

● Estão enterrados aí os Reis Vítor Emanuel II e Humberto I (e sua esposa, Margarida de Saboia). E também os pintores Rafael e Annibale Carracci, o compositor Arcangelo Corelli e o arquiteto Baldassare Peruzzi. .

● Acredita-se que o Pantheon foi encomendado por Marco Vipsânio Agripa durante o reinado do imperador Augusto ( 27 a.C. - 14 d.C.) e reconstruído por Adriano (117–138 d.C.) por volta de 126 d.C. Mas ainda há muitos questionamentos, dúvidas e incertezas sobre história real.

● A cúpula é ainda hoje a maior cúpula de concreto não reforçado do mundo, quase dois mil anos depois de ter sido construída.

● A altura do chão até o óculo e o diâmetro da circunferência interior são idênticos, 43.3 metros.

🚗 De carro

🅿️ Estacionamos com muita facilidade a poucos metros na Via Carlo Alberto, 47.

● Deixamos o carro estacionado ali e depois pegamos um táxi e seguimos para o Pantheon (custou €7).

● Depois fomos para o Campo de Fiori e no final por volta das 22h00,  pegamos outro táxi, retornamos para o local onde havíamos estacionado o carro (o táxi custou €13).

📍Passeio combinado

● Campo de' Fiori + Pantheon + Piazza della Rotonda - é possível fazer a pé.

● Programe ir para a Piazza della Rotonda (na frente do Pantheon) no final da tarde, tenha um gelato da Fiocco di neve (próximo ao Pantheon), visite o “Pantheon”, depois siga a pé até o “Largo dei Librari” para comer um Bacalhau Norueguês empanado no “Dar Filletaro” e depois siga para o Campo de' Fiori.

● Na região : Piazza Navona,

Chiessa di Santa Maria della Pace e Sant’Agnese in Agone (tem uma obra do Raffaello)

📍ARQUIBASÍILICA DE SÃO JOÃO DE LATRÃO ou SAN GIOVANNI IN LATERANO

● Os Papas transformaram a região do Latrão em sua própria residência no começo do Século IV, moraram ali até 1309, qdo foram para Avignon, na França e qdo retornaram de Avignon, já foram para residirem no Vaticano.

● A Basilica di San Giovanni in Laterano é Catedral da Diocese de Roma. E também tem o título de igreja mãe ecumênica entre os católicos romanos.

● É a mais antiga e a mais importante entre as 5 “Basílicas Papais” do mundo e entre as 4 “Basílicas Maggiore” de Roma (todas elas são basílicas papais também).

● É a mais antiga igreja no ocidente.

📍O OBELISCO - uma história interessante…

● Na praça em frente da Arquibasílica de São João de Latrão, está o maior obelisco livre do mundo, conhecido como Obelisco Laterano, pesa 455 toneladas.

● Foi encomendado pelo faraó egípcio Tutemés III e erigido por Tutemés IV, no grande Templo de Carnaque em Tebas, mas foi levado para Roma por Constantino II e inicialmente erigido no Circo Máximo (357).

● Em algum momento ele se partiu e acabou enterrado no local.

● Redescoberto depois no século XVI, foi escavado e por ordem de Sisto V, foi colocado em 1588, ali na Praça da Arquibasílica de São João de Latrão.

DICAS

● Vale também visitá-la por fora a noite! É bonita e a noite é fácil chegar de carro e parar para apreciar !

🚾 Tem banheiro dentro da Basílica, apesar de não tem sinalização.

🚗 Para visitá-la durante o dia e se estiver de carro, tem um estacionamento com parquímetro logo ali, siga as coordenadas para chegar : (41.8873907, 12.5061077) Colocamos €4 de moedas e validou o ticket das 13h00 até as 10h00 do dia seguinte.

É fácil, só precisa ter um pouquinho de paciência.

Depois que visitamos a Basílica, deixamos o carro estacionado ali, pegamos um táxi e fomos para o “Musei Capitolini” , o táxi custou €8.

BAIRROS

📍TRASTEVERE

⚫️ Visita a  Antica Spezieria di Santa Maria della Scala a farmácia mais antiga da Europa.

✔️ É necessário agendar a visita à farmácia.Enviar e-mail para agendar: anticafarmaciadellascala@gmail.com

Pedem para não tocar a campainha e não perturbar das 13h30 às 15h00.

🥘 Restaurante : Tonnarello

⚫️ A Via Della Scala é a rua mais movimentada e que te leva a Piazza di Santa Maria

🅿️ Coordenadas para chegar no parquímetro apenas 200 metros de distância da Piazza Della Scala: (41.8908056, 12.4665350) - Está fora da ZTL - Zona de Tráfego Limitado

🏛  Vista panorâmica de Roma a partir da Fontana dell’Acqua Paola

⚫️  O Skyview de Roma a partir da Fontana dell’Acqua Paola, está para Roma assim com o Skyview a partir Piazalle Michelangelo está para Firenze.

É possível ter a vista de dia e/ou de noite ! Um espetáculo !

⚫️ Ideal combinar com o passeio no Bairro Trastevere. Está apenas 600 metros de caminhada da Piazza di Santa Maria in Trastevere até a Fontana dell’Acqua Paola.

🚗 De Carro

🆗 Está fora da ZTL - Zona de Tráfego Limitado

🅿️ Fácil estacionar

➡️ Coordenadas para chegar : (41.8890994, 12.4641314)

🚗 PARA PASSEAR DE CARRO A NOITE COM A ZTL NON ATTIVO

📍PONTE SANT”ANGELO  Ponte Vittorio Emanuele  Castelo de Sant’Angelo

📍FORO DI TRAIANO e MERCATTI DI TRAIANO

● Mercatti di Traiano, do século II DC

● Fomos à noite, de carro, por volta das 22h00, foi lindo, super fácil de estacionar e muito tranquilo para chegar.

🚗 Para chegar exatamente ali de carro, siga as coordenadas - 41.8957956, 12.4849444

● A partir dali é possível, caminhar e apreciar várias outras atrações na redondeza, juntos no mesmo passeio, como :

✔️ Foro di Cesare

✔️ Teatro di Augusto

✔️ Foro Romano

✔️ Piazza Venezia e Monumento a Vittorio Emanuelle I

✔️ Colosseo - que está apenas 700 metros de distância a partir do Foro di Traiano, em uma caminhada deliciosa !

✔️ Bocca della Verità - a noite mesmo com os portões fechados é possível ver a “bocca”

● É possível passear por muitas outras belezas e pontos interesses para fazer junto ali, na mesma região do Foro di Traiano, que iluminados a noite ficam + lindo ainda. Tudo ali pertinho um do outro.

📍FONTANA DE TREVI

● Passear por Roma de carro, a noite depois das 21h30, quando o ZTL (Zona de tráfego controlado) está “Non Attivo”.

Uma delícia ir devagar, parando e aproveitando sem pressa, sem multidão, sem trânsito. Tudo fica + lindo ainda iluminado ! É incrível !

🚗 Para chegar de carro bem pertinho da Fonte, depois das 22h30, siga para o Largo Pietro di Brazza.

Siga as coordenadas - 41.8999682, 12.4837206), estacione ali e caminhe apenas 120 metros.

🕌 MONUMENTO A VITTORIO EMANUELE II

Lindo para ser visto a noite, durante um passeio que carro por Roma !

📍TEATRO DI MARCELLO

● Do ano 12 a.C, depois recebeu várias intervenções até que no XVI foi construído em cima e ao lado do Teatro Romano o Palazzo Savelli Orsini.

● Está apenas 1 quadra de distância do Museu Capitolino.

📍PIAZZA MADONNA DEI MONTI

● Praça despretensiosa,  para relaxar, tomar uma Cerveja, um Spritz. Delícias do outono em Roma !

● Passar depois no Colesseo que está ali pertinho.

RESTAURANTES

📍DAR FILETTARO

● Um pequeno restaurante ou talvez podemos chamar carinhosamente de “Boteco”, simples especializado em fazer exclusivamente com excelência, um ótimo Bacalhau norueguês, desalgado, empanado e frito na hora !!!

● Frequentado por muitos Romanos, muitos clientes chegam ali, e vão direto até o fundo do restaurante onde o Bacalhau é empando e frito, pegam o bacalhau frito na hora, quentinho, embrulhado em um papel pardo e saem comendo pelas ruas.

● Nós preferimos sentar pois eram 18h30 e ainda estava vazio, mas muitas vezes tem fila, então retirar o Bacalhau e sair comendo é um opção se não quiser guardar.

● É ótimo para um “petisco” de filé de bacalhau empanado e frito na hora, com salada e cerveja, para petiscar despretensiosamente, para relaxar, ver a vida passar em um local delicioso, em um dos muitos pequenos “Largos” de Roma... não é um local próprio para fazer uma refeição formal e completa !

● Para acompanhar o Bacalhau Frito (€6 por file) pedimos Insalata di Puntarelle, típica de Roma e uma cerveja geladíssima!

● Abre só das 17h30 as 23h00, de Segunda a Sábado. Fecha aos Domingos

● Está no “Largo dei Librari”, oficialmente no bairro S. Angelo.

● Ao fundo está a pequena igreja de Santa Bárbara

● Apenas 100 metros de distância do Campo di Fiori !

● Imperdível e único aqui em Roma !

🅿️ Tem local para estacionar 2 quadras de distância, para ir de carro após 19h00, quando o ZTL é liberado.

🚗 Coordenadas do local para estacionar na rua : (41.8935997, 12.4750366)

+ DICA : Bem ao lado, logo ali vizinho, tem um café simples e ótimo para tomar um Spritz ou mesmo para o café depois do bacalhau. É uma delícia e ótima opção também para relaxar ali no “Largo dei Librari” qdo for passear na região !

GELATERIAS

📍Gelateria Iamotti

Tem um ótimo Gelato de “Ricota com Pêras Caramelizadas e Nozes” !

📍Gelateria Giolitti

Aberta desde 1.900, a Giolitti é a gelateria mais antiga de Roma !

Está apenas 300 metros do Pantheon.

Não é o melhor Gelato que já tivemos na Itália mas o de Pistachio é muito bom !

📍Fiocco di Neve

É famoso pelo gelato de Zabaione, mas o nosso favorito foi o de ricota com pistache

Está ao lado do Patheon, foi dica da Suzan.

ROOFTOP BAR & BAR

● Cielo Terrace - no Rooftop do Hotel de la Ville.

Não reservam mas importante ligar antes, pois se tiver evento na estará aperto para não hóspedes do hotel.

● Rooftop Lounge Trevi - no Hotel Fontana (Piazza di Trevi, 96)

● Trevi RoofTop - no Relais Trevi Fountain (Via del Lavatore, 44)

Up Sunset Bar Roma  - no la Rinascente Shopping Tritone

● Zuma Roma - restaurante Japonês.

✔️Pedimos um miso para cada um, não estava no cardápio da terraza mas ele trouxe do restaurante para nós

✔️Nós gostamos muito e voltaremos quando estivermos em Roma.

Recomendamos !

É perfeito para a proposta do local.

✔️Nós reservamos para uma mesa na Terraza, no 5°andar. No Rooftop do prédio, com vista bonita.

✔️Atendimento excelente e impecável do início ao fim.

✔️Vale pela aproveitar a experiência do ambiente, com drink e petiscar. As porções são pequenos e bem feitas. Não é um local para ir se o objetivo é jantar, com o foco só na comida. Não é essa a proposta dali.

✔️O Menu da Terraza é mais enxuto que combina com a proposta do ambiente, diferente do menu do restaurante.

✔️O restaurante está no 4° andar e a Terraza está no 5° andar.

✔️É importante reservar com antecedência por telefone e também é muito importante pedir para reservar a mesa na “Terraza” caso for esse o seu desejo, era o nosso.

✔️Nós queríamos sentar na Terraza, pois queríamos uma experiência com vista no rooftop, em um ambiente cool e descontraído, para um drink e petiscar.

Não queríamos um ambiente formal e fechado no restaurante no 4° andar, para um “jantar”.

✔️O Zuma restaurante e Zuma Terraza, bar e Lounge estão no prédio da Loja da Fendi e Fendi Suítes.

🚗 DE CARRO EM ROMA

Uma das vantagens de estar de carro em Roma é que a noite, o centro antigo e liberado para acesso para carros de não residentes, o trânsito é super tranquilo e podemos passear vendo essas lindezas, todas iluminadas, que muitas vezes são até mais bonitas vistas à noite !

🛌  DORMIR

● Hampton by Hilton Rome East

Íbis Roma Fieira

Ambos estão por volta de 30 minutos do centro de Roma, para nós que estamos de carro foi muito conveniente. Para nós é uma escolha perfeita.

Podemos perder por não estarmos no centro, mas ganhamos muito no conforto e comodidade, padrão americano, com cama super king, hotel novíssimo o que é raro de encontrar em um hotel no centro de Roma.

Reservamos pelo Booking.com era o melhor preço, mas antes de reservar sempre comparamos com as tarifas do Hoteis.com !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...